Shirley Carvalhaes - A Espera de Um Milagre (2011)

Músicas

01. O Astro / 02. A Espera de Um Milagre / 03. A Voz do Silêncio / 04. Tudo Por Você / 05. Você Vai Ver / 06. O Cálice / 07. Quando Ele Chega / 08. Lavado e Remido / 09. Resgate de Deus / 10. Sonhos de Deus / 11. Vão Ver / 12. Vai Tudo Bem







A espera acabou e já se encontra disponível o mais novo CD de uma cantora que é referência quando se trata de fazer um disco. Veterana e muito experiente Shirley Carvalhaes tem conseguido manter seu ministério em foco ao longo de 35 anos e o interessante é que todos os seus álbuns tem sido impecáveis, na produção e na interpretação. Agora a cantora apresenta ao público o CD "A Espera de Um Milagre" pela Art Gospel, composto de 12 faixas sendo a maioria de compositores que trabalham pela primeira vez com Shirley: Guto Soledad, Anderson Pontes, Jeann e Junior, Luis Arcanjo e o próprio Wesley Ros, além de Denner de Souza e Adriano Barreto, Lenno e Aline Maia e Josefo Flávio.

A produção musical é assinada por três produtores, Wesley Ros, Lenno Maia e Sérgio Assunção, que deram um toque de excelência ao CD. Entre os ritmos que o compõe, temos forró pentecostal, xote, sertanejo universitário e músicas com o estilo inconfudível da cantora, que tocam o coração. A arte gráfica foi feita pela Komunica e as fotos por Osmar Goulart (Mazinho) cujo resultado foi excepcional, entre os melhores encartes da cantora.




Detalhando


01. O Astro - o CD começa com uma música muito boa, com arranjos muito bons. Fala da história de Jesus, contextualizando como se fosse um filme, onde O Astro principal é Ele. Começa falando de sua morte na cruz e traz um flashback descrevendo muitos de seus milagres explícitos na Bíblia. O único porém que destaco é a leve ligação que a música tem com Cenário de Vitória, não pela mensagem, que são diferentes, mas pelo contexto e pelos termos utilizados (cenário, protagonista) que leva o ouvinte imediatamente a fazer a conexão entre as duas músicas, com uma única diferença: Cenário de Vitória é enredada como se fosse uma peça teatral e O Astro como um filme. Mas, vale ressaltar que o resultado da música é fantástico, só quis dizer que mesmo sendo bonita, gravar músicas com as mesmas palavras marcantes pode levar à mesmice, ainda mais quando gravadas uma seguida da outra.

02. A Espera de Um Milagre - quando soube o título do CD confesso que esperei por uma letra diferente, que fosse falar essencialmente de cura, mas na verdade a música retrata uma pessoa carregada de problemas, desolada por esperar há tempo por uma reviravolta em sua história. Em seguida a música prega que Deus sempre vai na nossa frente para nos garantir a vitória, passe o tempo que for. Por outro lado, essa música poderia ser considerada um plágio de Há Uma Saída, pois tem a melodia semelhante em determinados momentos sem contar que parte da letra é igual mas valendo-se de sinônimos, para quem não percebeu apenas em ouvir fiz uma página especial comparando as duas letras (leia aqui). Contudo, o resultado da música também foi muito bom.

03. A Voz do Silêncio - é um xotezinho que canta os benefícios de ações e acontecimentos considerados ruins a curto prazo. por exemplo, ficar calado às vezes é a melhor resposta, a dor que incomoda mas faz bem a alma, para ganhar primeiro é preciso perder, e conclui que a oração é o melhor remédio e a melhor saída que Deus nos deixou. A música se desenrola bem, traz uma ponte muito boa em termos de letra: "Deserto é sinal que a vitória vai chegar, só é um vencedor quem tem história pra contar, ninguém nasce sabendo você tem que glorificar no vale, se tem que pagar o preço é bem melhor pagar, na prova ninguém perde só tem a ganhar...", porém achei desnecessário o fechamento da letra que diz: "...Deserto um dia vira palco e seus inimigos vão te assistir e te aplaudir de pé". Tanto pelo palco, que cai novamente no comentário da primeira faixa, quanto pela exaltação demasiada.

04. Tudo Por Você - essa é uma música muito bonita, uma produção musical espetacular com arranjos de cordas que deram um toque especial na música que descreve o que Deus é capaz de fazer por um servo dele, uma letra encorajadora, confortadora, porque nos leva a reconhecer que tudo que acontece em nossa vida é permissão de Deus e é para sua glória, porque no tempo certo Ele entra com providência abalando o céu e terra se for preciso e ainda que tudo venha se perder ele restitui em dobro para honrar seus filhos. (tive um leve deja vù no refrão, mas não consegui dicernir antes da publicação)

05. Você Vai Ver - se não me engano é mais uma inovação da cantora, apresentando uma música no estilo sertanejo universitário. O conjunto da obra ficou excepcional, tão bom que contagiou inclusive eu que não gosto do estilo (sertanejo universitário). A letra bem escrita traz a reflexão para quando estivermos na prova lembrarmos que somente a Deus devemos recorrer, ainda que seja necessário disfarçar para não demonstrar a situação vivida, mas o nosso socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra, ele providencia nossa vitória e no final exaltaremos o Seu nome e lhe renderemos glórias a ponto de contagiar as pessoas que também glorificarão a Deus pela nossa vitória!

06. O Cálice - posso dizer que essa música é bem o estilo "raízes" de Shirley, uma melodia suave e agradável e uma letra reconfortante, renovando a esperança de quem pensa ser o único a esperar pela resposta de Deus, não se lembrando que Ele tem estado todo tempo do seu lado, na angústia e na dor que Ele se revela, até porque não há provação que dure pra sempre, se vem a tempestade mais cedo ou mais tarde o sol volta a raiar.

07. Quando Ele Chega - o primeiro forrozinho pentecostal do CD, do estilo que só pentecostais natos vão gostar, principalmente do sertãozão do nosso Brasilzão. Sou até suspeito para comentar porque particularmente gosto muitos desses estilos de forrós. Mas, verdade seja dita, Lenno Maia deu show de produção e Shirley um show de fôlego (rs). Sobre a letra, esta fala do derramar da Glória de Deus sobre os que estão ligados no seu trono, esses recebem o renovo e se levantam e põe o demônio para correr, porque quando Ele chega o ambiente muda, a libertação chega, se ele decide está decidido, quando ele se levanta para encher, se prepara porque a glória é tanta que o templo estremece! Eta Glória!

08. Lavado e Remido - é mais um xotezinho que retrata a vida do cristão verdadeiro. Crente lavado e remido pelo sangue de Cristo é perseguido pelo inimigo mas por mais que ele tente não vai conseguir derrubar o crente que está integralmente vigiando, porque com Jesus temos a força de um leão, ele não pode ir contra Deus e é no poder da oração que o crente vence o império do mal. Mas temos que estar em constante oração e vigilância porque mesmo não conseguindo o inimigo nunca desiste.

09. Resgate de Deus - tem um início clássico ao som de violinos e é mais uma música do cd que tem a cara de Shirley Carvalhaes. A letra fala do resgate que Deus faz de vidas que se encontram em ruínas, pessoas que já não sonham mais porque sempre tem seus planos frustrados, mas Cristo junta os cacos porque nossa vida faz parte dos planos de Deus e através da fé somos salvos. A letra da ponte dessa música é muito impactante: "Se algo me faltar eu direi que tenho tudo, se os meus sonhos se esgotarem mostrarei que és o principal, e direi que tudo que eu preciso eu encontro só em Ti..."

10. Sonhos de Deus - essa música está entre as minhas preferidas, a produção do Sérgio Assunção trouxe um diferencial para o CD e não me surpreende que a letra seja do Anderson Freire, ele tem arrebentado sempre. Essa é uma canção de determinação, não podemos deixar de sonhar os sonhos de Deus e fazê-los se cumprir em nossas vidas, nunca parar de adorar mantendo o foco sempre no alvo que é Cristo, porque nele as nossas forças são renovadas e os sonhos perfeitos não morrem dentro de nós, mas são fortalecidos e renovados em nós.

11. Vão Ver - é a faixa que sinceramente acredito ter sido uma infeliz escolha para o repertório, apesar de ter uma mensagem interessante no sentido de que com Deus conseguimos reverter qualquer situação, Josefo Flavio Borduchi utiliza termos que instiga a exaltação e altivez e inclusive se contradiz ao afirmar que esse momento de vitória deve ser aproveitado com humildade, sem soberba ou orgulho. Em João 3:30 diz que "É necessário que Cristo cresça e eu diminua", mesmo que seja fato sermos honrados por Deus ao superarmos nossos momentos mais difíceis, não dá pra querer que durante a vitória as pessoas olhem para cima para poderem nos enxergar e ainda se sentir humilde. Só o fato de acreditarmos que, ainda que sejam nossos inimigos, estarão embaixo de nós para aplaudir o ápice de nossa glória já caracteriza a exaltação, a soberba e o orgulho.

12. Vai Tudo Bem - composição de Wesley Ros, inspirada na história da Sunamita para refletirmos nos momentos que nos encontrarmos aparentemente sem saída, onde devemos manter nossa confiança em Deus e profetizar que tudo está bem mesmo que por dentro o coração sangre. Determinando com fé Deus a nossa vitória logo vem.



O resultado do CD A Espera de Um Milagre foi muitissimo bom, e mesmo com os poréns que citei acima e classifico esse disco com 5 estrelas, porque uma coisa é fato, Shirley Carvalhaes sabe fazer um CD, sua interpretação é impecável, a produção musical está espetacular. É uma pena o fato da cantora assinar contrato com uma nova gravadora implicar na produção imediata de um novo álbum e este sair de foco tão rápido.


Confira a Discografia completa de Shirley Carvalhaes.




Tease



Confiram o Preview do CD e a música "Sonhos de Deus"





11
 
Apreço Musical | © Copyright 2010-2013 | Todos os direitos reservados | Por BM. Implantado Por MRibeiro | A Deus Toda Honra e Glória.