ANÁLISE: Cassiane - Ao Som dos Louvores (2011)

Consolidando 30 anos de carreira, com milhões de CD's vendidos, inúmeros sucessos emplacados, Cassiane lança seu 20º CD (inédito/solo), o segundo pela Sony Music, marcando a nova fase no seu ministério.

Depois do grande sucesso do CD "Viva" que a inseriu em um novo estilo musical, surpreendendo muitos fãs positivamente e outros nem tanto, a cantora apresenta seu novo disco, intitulado "Ao Som dos Louvores" que sutilmente relembra a essência pentecostal da cantora e apesar da promessa de resgatar as raízes genuinamente pentecostais apenas a faixa 24 Horas é a que mais se aproxima da Cassiane de outrora. O álbum é fortemente caracterizado pelo pop pentecostal, estilo que vem se destacando nos últimos anos na música gospel, muito bem produzido pelo Maestro Jairinho Manhães que tem se destacado nos últimos anos nas produções musicais que tem feito.

Os pontos altos deste trabalho são caracterizados pelas belas melodias, pela exímia produção musical que apresenta muito bem esse novo estilo de Cassiane, que por sinal acho muito válido e por todo potencial vocal da cantora, além das mensagens passadas pelas letras que na maioria retrata a proteção de Deus ao ser humano, mas fala também sobre arrebatamento, crucificação, milagre e exortação. Por outro lado, dé javù's, letras e melodia heterogênea em quase todas as faixas, marcam os pontos baixos do CD.

Atribuo esses pontos baixos à pressa com que muitos cantores têm feito seus cd's. No caso de Cassiane, talvez pela pressão de ter que produzir repertório para um novo DVD comemorativo pelos 30 anos de carreira, a ser gravado ainda esse ano. Com isso, acredito que ocorre a perda de critérios, de rigor e de minúcia na seleção de repertório. E no fim as expectativas geradas, que inevitavelmente surgem pelo potencial e histórico do cantor, não são correspondidas completamente.

Ainda assim, destaco as faixas: Gritai, Ao Som dos Louvores, Descanso, 24 Horas e Vou Adorar como a boa proposta do disco, Não Vos Conformeis, Vem Oh Mestre e A Glória do Senhor como as que estão acima das expectativas, apesar da sensação de "eu conheço essa música" da penúltima e da heterogeneidade desta última.

Completando o projeto, a parte gráfica do CD ficou excelente, a figurinista está de parabéns, a seleção de cores para mim até então bem original deu um toque todo especial no trabalho da design Dalva Marin que usou muito bem a fotos feitas por Cristiana Mendonça, com exceção de uma, a que ela está de branco que ficou muito semelhante à robô Naomi da novela Morde & Assopra.





Detalhando

O CD começa com a faixa Gritai, escolhida como single de divulgação do disco, fala sobre a queda das muralhas de Jericó assossiando o grito como uma das armas para o crente conseguir alcançar as bênçãos provenientes de Deus. Seguindo na mesma linha de que o louvor propicia vitória, Ao Som dos Louvores, mostra que a melhor arma contra àqueles que se levantam contra nós é confiar em Deus e louvá-lo porque ao som dos louvores ele age em nosso favor, de modo que nenhuma arma preparada para nos derrubar prevaleça. O único impasse nessa música é sua finalização com um refrão que em parte lembra a faixa "Louve Sempre" do CD Semente da Fé (Louve, Louve, Louve, enquanto você louva Deus te dá vitória), acredito que se ao invés de fechamento esse trecho fosse uma ponte que retornasse ao refrão a música teria melhor resultado harmônico.

A terceira faixa, Descanso é uma releitura do Salmo 91 e do Salmo 46 que canta a proteção de Deus para aqueles que o buscam. essa música começa dando a falsa impressão de pouco impacto, mais no desenrolar dos acordes vamos percebendo sua evolução que culmina muitíssmo bem com uma ponte espetacular. Na sequência, A Glória do Senhor que considero uma das melhores faixas, uma das mais completas, com começo, meio e fim bem definidos. Como o próprio título diz, essa canção fala sobre o mover do Espírito Santo em meio a Glória de Deus. É o tipo de música que dá um passo de cada vez e vai crescendo num mesmo compasso até que os arcodes explodem no refrão e numa ponte sem igual, acredito que houve um pouquinho de excessos em determinados momentos, porém mesmo assim a harmonia é perfeita.

A partir da quinta faixa, Só o Senhor É Deus que canta sobre a saída do povo de Israel do Egito, o CD sofre um leve declínio. Essa é a música mais mista do CD, dá a impressão de que se trata de um medley de corinhos, onde apenas o refrão se destaca com um pouco mais de brilho. Cristo ou Barrabás fala da crucificação e ressurreição de Cristo, tem uma letra muito forte bem teatral, mas tem uma melodia bipolar, ora muito boa, ora muito fraca, trazendo um resultado regular para a música de modo geral. Contudo, seria uma excelente composição para a encenação de um Musical numa peça teatral.

O momento adoração do CD fica por conta da música Amigo Espírito Santo quebrando a rotina de ritmos acelerados do álbum, essa é aquela faixa lenta quase parando, que aos poucos ganha um pouco mais de pique. É o tipo de música excelente para momentos de oração. A letra engrandece o Espírito Santo, reconhecendo a necessidade do ser humano em tê-lo como consolador e de que sem Deus ninguém consegue viver. 24 Horas como já havia destacado, é a música que mais relembra o estilo tradicional de Cassiane, logo promete se tornar um grande sucesso nas igrejas, sem contar que dentre todas é a canção mais fácil de ser cantada por quem não é profissional. Essa canção é do estilo certinha, com tudo no seu devido lugar, encaixando perfeita e harmonicamente os arranjos com letra e interpretação. A música relata os momentos difíceis que vivemos, mas que não devemos nos abater porque como somos imperfeitos e limitados necessitamos do cuidado integral de Deus, único que nos compreende e nos protege por 24 Horas, que está conosco nos piores e nos melhores momentos.

Libera o Milagre é daquelas músicas simplesinhas, com uma mensagem boa, mas sem muito impacto e com um refrão repetitivo: Libera o Milagre, Libera o Milagre... sobre minha vida Ela usa algumas histórias bíblicas relacionadas a milagres como: o cego bartimeu, o filho da víúva de Naim, a mulher do fluxo de sangue a ressureição de Lázaro, para nos fazer refletir como seria receber um milagre dessa grandeza, para nos fortalecer na busca pelo nosso milagre pessoal.A partir da faixa Vem Oh Mestre o CD volta à sofisticação de arranjos e interpretação, e apesar de certa semelhança com "O Abraço do Noivo" de Sementes da Fé, a qualidade e profisionalismo dessa música a coloca entre as mais brilhantes do CD. É o tipo de música que precisamos para os dias de hoje, que exorta o crente a guardar a sua fé enquanto espera pelo noivo, pois devemos estar sempre atentos pois não sabemos o dia ou a hora em que há de vir o Filho de Deus.

Como a Libera o Milagre, Receba de Deus é outra música que no geral está entre as mais fraquinhas do CD apesar de bem ritmada com muita percussão num quase ritmo baiano, que provavelmente de muito ouvir a gente acaba gostando, ainda mais que ela tem um refrão desses que pega muito fácil. A letra ministra a benção de Deus sobre nossas vidas, o que claro é sempre bem vinda e bem aceita. Não Vos Conformeis é a faixa que como já disse acima, destaco como a faixa que superou minhas expectativas, ela está entre as faixas mais originais do CD e como a terceira faixa é a mais completa com o diferencial que não há execessos sob nenhum aspecto, é a música do disco que está sob medida. E o melhor, sua mensagem veio para dar uma sacudida naqueles que estão acomodados, lembrando-os que eles devem se impor neste mundo como o sal e luz e não se conformar com as muitas situações que os cercam, mas pelo contrário, estes devem assumir a posição de filhos de Deus. Para isso é usado exemplos como de Davi, Moisés, Ester e João Batista.

Quase encerrando o CD, Rios de Deus é bastante empolgante, bem animada, mas é inevitável não recordar da música Mergulhe do CD Faça a Diferença quando a escutamos, pois são muitas frases semelhantes entre as duas o que de certo modo "desvaloriza" esta, mesmo sendo muito boa. E pra fechar, Vou Adorar é a música que CAssiane mostra todo seu potencial vocal e de interpretação. Outra música bem teatral, sobre Daniel na cova dos leões, que como Cristo ou Barrabás, também é uma linha tênue entre o muito bom e o regular, mas nesse caso, Vou Adorar tem elementos surpresa que a destaca no CD, mesmo tendo frases "plagiadas" de músicas anteriores da cantora.





Numa ótica geral, o CD Ao Som dos Louvores, é muito bom, vale a pena adquirir, principalmente aqueles que admiram o ministério da cantora, mesmo com alguns excessos, e a meu ver, algumas falhas na seleção do repertório que tornou o CD um tanto sofisticado, quebrando um pouco de sua harmonia, além de tornar a maioria da faixas muito difíceis de ser interpretadas pelo diversos cantores não profissionais espalhados por todas as igrejas de nosso Brasilzão. É um CD que traz mensagens muito fortes, é bem produzido, bem interpretado, que mostra o amadurecimento de 30 anos de ministério de uma cantora que se compromente com o que faz. Por essa razão e comparando com o Viva, que apresentou uma nova Cassiane muito bem, para mim esse CD é classificado como 4 estrelas.


Confira a Discografia de Cassiane.




Teaser



Confira o teaser do CD para contribuir com os comentários



e ainda um novo single: Ao Som dos Louvores, que dá título ao CD

8
 
Apreço Musical | © Copyright 2010-2013 | Todos os direitos reservados | Por BM. Implantado Por MRibeiro | A Deus Toda Honra e Glória.