Cassiane - Viva (2010)


Músicas

01. De uma forma diferente / 02. Celebrarei / 03. O nazareno / 04. Escolhido / 05. Sou um milagre de Deus / 06. Creia no milagre / 07. Memorial de Deus / 08. A unção de Deus / 09. Primeiro Amor / 10. Desemborca o vaso / 11. Águas da Unção / 12. Não vai faltar / 13. Faz-me viver outra vez / 14. Jesus Cristo vem










Depois de dois anos de espera por um cd inédito de Cassiane, chegou em agosto de 2010 o VIVA, com 14 faixas , de composições bem diversas, produzidas por Jairinho Manhães (nem precisava dizer neh?!). Toda essa espera devido a um processo, pra mim desnecessário, da MK contra a cantora por ter quebrado o contrato devendo um CD à gravadora em questão, na minha opinião, nada que uma multa recisória nao resolvesse, mas enfim, tudo não passava de uma tentativa de trazê-la de volta, tanto que gravou o CD devido, até então conhecido como "Tempo de Excelência", nunca lançado e sabe-se Deus quando o será. Na verdade foi usado para chantagear Cassiane, que o CD só seria lançado se ela voltasse à gravadora. Como não, o VIVA já estava sendo encaminhado pela SonyMusic e tão rápido quanto um raio, caiu nos nossos aparelhos de som uma surpreendente obra.

Esse CD veio dar uma reviravolta no ministério de Cassiane, já necessitado de uma sacudida desde o lançamento "A Cura", se bem que o "25 Anos de Louvor" foi impactante!. Voltando ao VIVA, titulo escolhido como um grito de desabafo, como ela mesma diz nos seus comentários, "para quem pensou que eu havia morrido, eu Estou VIVA". O cd está totalmente diferenciado, do tipo que ninguém nunca imaginou ouvir Cassiane cantar. Com muitos elementos de guitarras, violinos, e até mesmo duas faixas mais voltada para o rock. À primeira vista, ou melhor, "ouvida" (rs) é meio estranho ouvi-la nesse CD, mas logo o cd se torna impecável, a não ser pelos excessos de terminações de frases (aaaaa - eeeee - iiiiii - etc) e alguns agudos rasgados, mas nada de tão grave (rs).

A capa está muito bonita apesar da economia da Sony, trazendo uma proposta atual de encarte, que particularmente eu não gosto (estraga mais rápido), algumas fotos estão bonitas outras nem tanto.






Detalhando


01.De Uma Forma Diferente - é inevitável ouvir essa música e não pensar que ela foi escolhida propositalmente pelo momento vivido por Cassiane nos dois anos de jejum de lançamentos. Composição de Rodney Santos e Davi Vianna, fala do agir de Deus na vida de quem tem promessas, que sua palavra não volta atrás, mesmo as vezes pensando em desistir mediante possíveis humilhações sofridas outrora e que hoje não vale mais a pena lembrar. Essa faixa jah começa com a voz de Cassiane introduzindo a canção quase que à capela até o primeiro refrão (no play back foi inserido uma introdução). A última repetição tem uma leve elevação na nota, que eu particularmente gosto muito.

02. Celebrarei - de Jairo Bonfim, é uma das faixas mais animadas do cd, como quase todas as músicas de celebração ao Senhor. É uma música que retrata a imaginação de como será nossa chegada ao céu, a ceia, e adoração junto os anjos. No final tem uma participação de côro infantil, ficou legal mas a priori eu não achei interessante, mas acostumei (rs).

03. O Nazareno - música que retrata a segunda vinda do Senhor, quando ele descerá sobre o montes da Oliveiras e a rendição de povos e nações que terão que Adora-LO e reconhecer que Eleé o Senhor dos Senhores. Tem uma letra muito bonita e forte. Mas eu particularmente não gostei de parte dos arranjos, principalmente na virada de ritmo na ponte da música. Mas aos poucos a gente se acostuma. Os créditos são de Moysés Cleyton.

04. O Escolhido - é uma daquelas faixas nem tão boas, nem tão ruins. Letra bonita de Tony Ricardo, trata do agir de Deus na vida do Ungido mediante os ataques do inimigo. Que Ele move céus e terra por um de seus escolhidos, os que tem compromisso com sua palavra, os que não perde batalha porque é ungido e protegido por Ele. O ponto fraco dessa faixa é o retorno da parte final do refrão (ou talvez uma pequena ponte) à repetição de parte da estrofe. Mas no fim das contas é legal de se ouvir.

05. Um Milagre de Deus - Essa foi a grande inovação de Jairinho como produtor de Cassiane. Começa com voz e piano depois uns violinos, mas o que ninguem imagina, são as guitarras e os elementos de rock, no estilo Barllow Girl e até uma proximidade de Evanescence. A priori a gente se assusta, mas duas ou três repetições a gente nota que a música está muito massa. A letra de Vânia Santos, fala de nossa vida como cristãos, que mesmo pensando em desitir mediante provações Deus muda o quatro da nossa história, nos dando a vitória, restaurando nossa vida, porque Ele conhece nosso coração, e não vivemos mais nós, mas Cristo vive em nós.

06. Creia no Milagre - foi o segundo single lançado pela sony, e a mais cantada nas igrejas antes do lançamento do CD. Relaciona as nossas orações, nossos pedidos de milagre, com a oração de Ana. Se crermos no milagre, Deus responde porque Ele é fiel e nosso Samuel (benção) vai nascer! Porque Deus não mudou e nossa fé não é vã desde que ela esteja no Senhor. Tem grande participação de Back Vocal, não apenas como voz de fundo, mas como voz ativa, no estilo (canta/continua). Música de Roberto Reis.

07. Memorial de Deus - Para mim a melhor do CD - uma faixa bem animada e muito boa de se ouvir. Coposição de Tony Ricardo, relaciona a caminhada do povo de Israel no Deserto com nossa vida e provações, numa forma de memorial (40 anos, água da rocha, maná, nuvem de glória, coluna de fogo, terra prometida, etc.) mas que no fim temos vitória ao invés de sofrimento, e é chegada a hora de celebrar porque atravessamos o deserto. Mais uma vez a presença destacada das guitarras. Tem uma ponte muito bonita, em se tratando de arranjo instrumental e vocal. (Estou debaixo da nuvem da glória de Deus, a vitória Ele já me deu, ninguém pode calar minha voz ... posso me alegrar, posso celebrar).

08. A Unção de Deus - seria mais uma perfeita se não fosse por um detalhe pequeno, no arranjo musical e vocal em trechos da segunda estrofe. mas no geral muito boa,o detalhe citado não tira o brilho dessa unção (rs). Fala da unção de Deus derramada sobre nossas vidas, e como a unção de Deus foi fundamental para que homens de Deus vencessem (Davi, Gideão, Josué). Nos faz refletir e procurar caminhar na unção de Deus. De Hemerson Poubel.

09. Primeiro Amor - acústica, essa faixa bem lentinha, nos traz a reflexão de quão importante é o primeiro amor, e declara a Deus a vontade de voltar ao primeiro amor e recomeçar e revendo as obras, trazendo à memória todas as promessas recebidas enquanto nos prostravámos perate Ele, bonito quando diz, "quero voltar, pois não sei viver sem Ti". Mais uma de Moysés Cleyton.

10. Desemborca o Vaso - Quem pensou que essa faixa é o forró do Cd apenas pelo título, acertou!. Mostra a importância da Glorificação e de manter a vida no altar, com o vaso desemborcado para que seja cheio de Deus até transbordar e usado por Ele. De Moysés Cleyton.

11. Águas da Unção - essa é outra faixa sem tanto impacto., é a participaçãode Cassiane como compositora, junto com Rony e Celso. Como o título sugere, fala de milagre, fazendo alusão ao paralítico de Betesda que espera a hora certa, mas sempre alguem mergulha primeiro, mas que hoje Jesus cra mediante nossa fé , então temos a chance e chegou nossa hora de mergulhar, porque as Águas da Unção estão sendo agitadas continuamente. Aqui mais uma vez tem um solozinho de guitarra.

12. Não Vai Faltar - mais uma faixa normal, sem pormaiores, uma música legal, o impasse dela para mim é a virada muito brusca de ritmo e nota da estrofe em relação à ponte que liga ao refrão, e também a sequencia de tonalidade vocal repetidas sucessivamente devido frases muito longas. Na segunda repetição essa sensação desaparece com o aparecimento demais instrumentos. Fala das promessas de Deus que têm o momento certo para se cumprir, porque durante a prova Deus nos capacita e nos ensina [Inclusive não gosto muito do termo "venho da Escola de Deus" ficou meio que grande para o compasso musical dos arranjos nesse trecho e ela tem que cantar rápido (EscoladeDeus)], porque Ele tem planos com nossas vidas, ninguém pode impedir esse plano, Deus move os céus pra nos dar resposta. Outra de Moysés Cleyton.

13. Faz-me Viver Outra Vez - outra faixa que gosto muito, tem uns poucos elementos de pop/rock. Retrata o vale de ossos secos visto por Ezequiel. Relacionando nossas desesperanças, nosso cansaço da longa jornada aos nossos ossos ressequidos. Mas meio que em oração pedimos a Deus para juntar nossos pedaços, ressuscitar nossos sonhos já sepultados e nos reviver como exército dEle prontos a lutar e vencer, para também sermos usados como profetas, para profetizar e ver os milagres de Deus. Começa meio que voz e cordas, depois faz uma virada meio pop/rock. Gosto muito dos arranjos na repetição de parte da estrofe que volta meio que como uma ponte. Essa é de Elaine Araújo.

14. Jesus Cristo Vem - arranjos a la "Tremendo e Santo" de "A Cura", letra impactante, de Hemerson Poubel, fala da volta de Cristo e da entrada triunfal da Igreja no Céu e do sofrimentod e quem ficar nas mãos do Anticristo, depois retrata a adoração que renderemos a Jesus por toda eternidade, citando vários dos nomes de Cristo (Alfa, Ômega, Principe da Paz, Cordeiro, Raiz de Gessé, Conselheiro, etc) começa lento, voz e violão, mas depois vêm trechos muito acelerados, ligando final com inicio de frase. Na repetição a ligação estrofe/refrão não ficou muito bem arranjada, emenda muito rápido quase sem espaço para respirar. antes do grande finale tem uma declamação e uma ponte bacana.



Em toda carreira de cassiane nunca até então houve um CD tão completo quanto "Com Muito Louvor" não é atoa que só esse CD vendeu mais de 1 milhão de cópias. Mas Viva e Com Muito Louvor não são equicomparáveis, cada um tem uma essência própria e diferente. Assim Viva pra mim é 5 estrelas.


Confira a Discografia de Cassiane.





Teaser



Confira o teaser do CD



Single: Creia no Milagre


4
 
Apreço Musical | © Copyright 2010-2013 | Todos os direitos reservados | Por BM. Implantado Por MRibeiro | A Deus Toda Honra e Glória.