Anderson Freire - Identidade (2010)

Músicas

01. Identidade / 02. Coração Valente / 03. Capacita-me / 04. Canção do Céu / 05. Primeira Essência / 06. Colisão / 07. Meu carpinteiro / 08. Imperfeito / 09. Remédio Sobrenatural / 10. A Senha / 11. Imensidão / 12. Coração de Jó / 13. Adorador








Anderson Freire, vocalista da Banda Giom, lança seu CD sólo pela MK Music, "Identidade". Eu não conhecia seu trabalho pela Banda, mas era de meu conhecimento as belíssimas composições espalhadas por diversos CD's de sucesso ao longo de alguns anos. Confesso que imaginei que o seu CD seria, normal, um CD bonito, talvez não, mas diferente dos grandes lançamentos, nos quais depositei toda minha expectativa, para esse não separei quase nenhuma. Resultado: Surpreendido! o Cd Identidade está muito BOM. Não está 100% (para mim, o que é de se esperar porque não dá para agradar a todos e em tudo) porque do meio pro fim o CD perde um pouco da qualidade, mas só a beleza da primeira faixa já me faria correr para a loja para comprar o meu.

Anderson tem um timbre excelente, seu CD está um estilo pop/adoração/pentecostal , com musicas que adoram e engrandecem o nome de Jesus, músicas de Adoração, de encorajamento espiritual, de entrega, de declaração de amor a Jesus. Um CD para sentar para adorar e sentir Jesus ali pertinho de nós.

A capa que ficou um pouco a desejar, mas isso não é mais uma grande novidade na MK, mas pelo menos não está entre as piores. Digamos que está simples e bonita.








Detalhando


01. Identidade - com participação muito mais que certa, Anderson faz dueto com Bruna Karla, um dueto impressionante, como que vozes feitas uma pra outra, diferente da Damares (impossível não lembrar), Anderson fez o dever de casa e acertou em cheio na participação do seu CD. Identidade traz uma reflexão para muitos que andam em cima do muro, porque temos uma identidade e temos que assumi-la firme atpe o fim. Se escolhemos servir a Cristo, então que seja integra total, que Babilônia não tenha vez dentro do nosso coração, se preciso for mostraremos quem somos dentro da fornalha onde nem a morte nos separa do Senhor porque não negamos nossa identidade, não usamos máscaras, não O negamos nem pela própria vida, porque vida maior temos quando morremos por amor a Jesus. A ponte dessa faixa é um rapzinho muito legal,onde o Back ganha maior destaque. Não esqueça nossa identidade é JESUS, somos seu fiel adorador. (Aleluia!!)

02. Coração Valente - gravada em homenagem a Yvelise de Oliveira (pelo menos foi o que li pela net) essa música seria perfeita se não fosse um detalhe que me incomoda e muito, a perda da rima no final do refrão. Mas o Anderson faz uma interpretação excelente. A faixa canta para nós mesmos não desanimarmos mediante as batalhas, o medo não nos deixa ver que o gigante é bem menor que a mão de Deus. Lindo quando a letra traz à reflexão de: Você só está adormecido, ferido pela Guerra. Não é hora de morrer, você só está adormecido.
Coração porque parar se Jesus parou de respirar 3 dias para que você (coração) ressuscitasse?. Que nossa estrutura seja a fé para mantermosnosso coração valente batendo, fiel a Deus até que Jesus venha nos buscar.

03. Capacita-me - começa com um monólogo com Deus, questionando: o que pensaria Deus a nosso respeito se endurecemos nosso coração e não liberamos perdão? E se deixarmos para trás o tempo de adoração? E se passássemos a pensar só em nós mesmos? Vendo as respostas de Deus e comparando com as respostas que nós humanos, pecadores daríamos, entendemos o que realmente é o amor, a diferença de quem realmente sabe amar. Então a canção se transforma numa oração pedindo a Deus para nos quebrantar, dilatar o nosso coração com as suas inteções, para que o nosso coração O agrade e tenha apenas uma intensão: Adorá-Lo. Que Ele possa nos refazer segundo a Sua vontade, nos capacitando para nós venhamos conseguir amar o próximo como a nós mesmos. Muito emocionante essa faixa. Você medita e sente Deus pertinho de Você agindo em seu coração! Glória a Deus por isso.

04. Canção do Céu - fala da canção que cantaremos no céu, uma canção que Deus compôs para cada um de nós, que estejamos motivados a seguir em frente sendo fiel e não deixando o inimigo prevalecer sobre nossas vidas, para que façamos parte desse coral, pois só os fiéis farão parte desta festa, cantando o hino da vitória, cantando Santo Santo ao Senhor, erguedo os nossos troféus. Aqui na terra só ensaiamos para este grande Dia, não vivemos mais nós mesmos, Ele vive em nós. (Aleluia!) Uma das mais belas pontes já vistas por mim, (pessoalmente gosto desse tipo de ponte) onde a bateria sobresai aos outros instrumentos enquanto ele engrandece o nome de Jesus: "Adorado, Esxaltado, Poderoso, Magnificado, Jesus Cristo Glorioso... Santo é o Senhor".

05. Primeira Essência -
uma faixa de adoração, para entramos em nosso jardim, trancarmos a porta, e entrar na presença do Santo dos santos, para que não percamos o brilho do primeiro amor, para não perdermos o desejo de engrandecer Jesus, que possamos orar ao Senhor para que Ele nos resgaste todos os dias, para que nunca percamos a primeira essência, para que Ele sempre possa ser o nosso jardim particular. Lindo, enquanto a música toca, fico imaginando a cena, posso sentir a alegria de ter a presença do Senhor num jardim particular, para adorarmos, adorarmos, adorarmos. Vem sobre nós Senhor, Sempre!

06. Colisão - numa batida bem tradicional, essa é uma faixa que encoraja a nossa fé, porque devemos ser o oposto do mundo, bater de frente aos nossos próprios desejos, resistir o mal para que ele fuja de nós, preservar bons costumes, más conversações, no policiar, guardar o nosso corpo porque não podemos esquecer que somos Templo do Espírito Santo, e devemos manter esse templo puro e limpo. é tempo de fortalecer nossa fé colidir de frente com o mundo e que nós possamos ficar em pé, é tempo de renunciar a nós mesmo porque Jesus morreu por nós agora chegou nossa vez de morrer para o mundo e viver somente para Deus.

07. Meu Carpinteiro - compara nossa vida antes e depois de Jesus em nossas vidas, antes nossa casa não tinha alicerce e qualquer tempestade a derrubava, mas Jesus nos encontrou em meio aos escombros e reconstruiu nossa casa, agora venha a tempestade que vier, lutaremos, mas nunca mais teremos nossa casa destruída porque Jesus é o noso carpinteiro e nossa casa está firmada na Rocha que é Ele mesmo, e agora tudo se fez novo, vamos apregoar tudo que Ele fez por nós, o que Ele faz, porque nenhum mal será capaz de nos derrubar, Jesus não vai deixar.

08. Imperfeito - acústica, meio MPB, meio que Djavan, meio que Milton Nascimento, essa faixa fala de imperfeição, mais uma da série monólogo com Deus, um pedido de perdão , porque muita vezes olhamos nosso irmão e não reparamos em nós mesmos, achando que somos perfeitos, mas não passamos de pecadores, retalhados de defeitos. Que Deus possa nos perdoar e nos ajudar a melhorar, porque temos muito o que mudar. Como amanhã pode ser tarde, que possamos entregar o nosso coração ainda hoje, que essa seja nossa prioridade, mesmo assim ainda não somos perfeito, mas Jesus nos ama mesmo assim, que Ele possa sempre fazer morada em nosso coração.

09. Remédio Sobrenatural - começa com melodia semelhante à faixa anterior, mas muda para uma batida bem legal. Fala sobre os males que nos perseguem (inveja, prostituição, dissolução, enganos, loucuras) o mundo está doente e não podemos nos contaminar, mas o pior perigo vem de dentro de nós mesmos, o que nos contamina não é o que entra mas o que sai de nossa boca, que é veneno para a população, mas a santidade de Deus, o próprio Deus é o remédio contra todo mal que quer nos contaminar, para que nossa vida seja de adoração. Ele é a força sobre nossa fraqueza, que Ele possa nos vacinar, transferir santidade para nosso coração, assim o mal fica no chão e nós proseguimos para o alvo, que é o agradar mais e mais e O adorar. Para mim a música perde um pouco do brilho porque é mais uma que perde a rima no encerramento do refrão.


10. A Senha - Outra no grupo de inícios melodicamente semelhantes, mas depois vira e fica muito boa, fala de nossa espera pelo cumprimento da promessa de Deus para nossas vidas. Pode demorar, mas na hora certa Ele age, no momento Dele, sem precisar de senha, mas sim de um coração contrito, de fé, coração quebrantado. A resposta pode ser tão rápida que nem percebemos o momentos, mas as vezes o Seu silêncio é a resposta. Relembra grandes vitórias, de grades homens da Bíblia (Josué, Daniel). Outra faixa que veio em forma de prosa, onde ele não lança mão das rimas nas terminações das frases.

11. Imensidão - acústica em partes e muito semelhante musicalmente com Imperfeito, essa música declara a importância de Deus nas nossas vidas, Seu natural para nós é sobrenatural, Seu simples nos soa absurdo, Pouco de Deus já é nosso tudo, que é tão grande que nos escolheu para Ele e faz moradia em nossos corações, se tornando nossa Imensidão. Outra letra em forma de prosa, mas diferente das anteriores a rima só aparece no final das frases.

12. Coração de Jó - pode parecer clichê mas essa é outra faixa com início acústico e melodicamente semelhante às anteriores, mas o refrão compensa esse frustramento pessoal (rs). Em forma de prosa, conta a história de Jó. Que Deus possa nos ensinar a ser como Jó, que Ele toque em nosso caráter, para que nós possamos não blasfemarmos e o adorarmos, mesmo que tudo vire pó, que possamos o adorar no tudo e no nada porque Ele é o nosso melhor. Mesmo não gostando da forma literária assumida pela letra, a mensagem que ela traz é muito forte e emocionante, porque nós precisamos muito de mudança nas nossas vidas, então que possamos assumir uma vida de adorador independente da situação em que nos encontramos, independente das circunstâncias, que possamos assumir o papel de Adorador, porque Deus é o nosso melhor.

13. Adorador - encerrando o CD, Anderson traz uma faixa de adoração bem animada, declarando que não importa o que somos e sim o que Deus é, mesmo que pareçamos loucos aos olhos do mundo, e mesmo que tentem nos calar, nós vamos assumir esse amor e sempre O Adorar. Porque o Seu coração já sentiu e separou o melhor para nós, no nosso DNA tem o sangue carmesim, fomos feitos para adorá-LO e nada pode nos parar.



Surpreendido com tanta unção para mim Identidade é 4 estrelas, apenas pelas faixas finais com grandes trechos em prosa, o que pra mim apaga o brilho não da composição mas sim da melodia e pela semelhança musical de algumas faixas. pela primeira vez vou selecionar as que não gostei porque são bem menos (rs), elas foram Imperfeito e Imensidão, são as que mais se assemelham, Coração Valente mesmo sem rima na frase final é compensada pela excelente produção musical, as demais prosas são compensadas pela produção do refrão que cobre a parte enjoativa da melodia da estrofe e principalmente pela capacidade de mesmo assim nos fazer reconhecer que somos cinzas e somos pó e que só Jesus é, nos proporcionado um momento de adoração ímpar.


Tease


Abaixo um tease com os trechos das faixas do CD Identidade e a faixa "Coração Valente"









3
 
Apreço Musical | © Copyright 2010-2013 | Todos os direitos reservados | Por BM. Implantado Por MRibeiro | A Deus Toda Honra e Glória.