Rayssa & Ravel - Sonhos de Deus (2010)

Músicas

01. Mais de Um Milagre / 02. Avivamento / 03. Deus Proverá / 04. Nazireu / 05. Não é o Fim / 06. Lágrimas de um Campeão / 07. Vou Acreditar / 08. Os sonhos de Deus / 09. Virou Virou / 10. Zé Valente / 11. Falando de Amor (Intro) / 12. Já Era / 13. Tadim dimim / 14. Gostinho de Quero Mais








Já faz um tempinho de lançado mas, preciso comentar sobre o CD de uma das Dupla mais bem quista do país. Eu mesmo dentre todas as duplas sertanejas/country ou afins, Rayssa & Ravel, é a única que me cativa. (não que as outras não possua trabalhos de qualidade, simplesmente não gosto de sertanejo, muito provavelmente pelo fato de toda dupla sertanejo ter o mesmo timbre vocal, coisa que foge à regra com Rayssa & Ravel). Com uma carreira cosolidada praticamente desde o primeiro lançamento, depois do CD mais inesperado da dupla, "Como Você Nunca Viu", que eu particularmente gostei e muito, onde vimos Rayssa & Ravel como nunca vimos, e provavelmente demoraremos ver de novo, e do nem tão bem sucedido assim (pelo menos por essa região) "Apaixonando Você Outra Vez", eis que a dupla ressurge, de casa nova depois de mais de 10 anos de MK, lançando pela Sony Music o tremendo "Sonhos de Deus".

A dupla volta às raízes e traz um CD mais ao seu estilo tradicional de sertanejo/country/pentecostal, com direito a faixas caipiras e outras românticas. "Sonhos de Deus" mostra que Rayssa & Ravel mesmo com o passar dos anos ainda matém o bom gosto com um repertório inteiramente inteligente e quase que todo impactante, trazendo Rayssa com a voz imponente de sempre, interpretando a Bíblia, milagres, poder de Deus, encorajamento, romantismo. Inclusive é o premeiro que percebo não ter composições próprias.

Sorte que nem sempre a capa traduz o conteúdo do CD, porque de longe essa é a pior capa da dupla, superando até mesmo a simplória capa de "Apaixonando Você Outra Vez". Primeiro que não gosto de capa em preto e branco, mas isso é irrelevante, o fato mesmo é que as fotos escolhidas, ambas bonitas mas, provavelmente tiradas separadamente, não tem harmonia alguma, mesmo o encarte tendo fotos belíssimas deles dois em harmonia total!. sem contar que até hoje por mais que me esforce não consigo entender o porque desse trilho de trem, e o porque de Rayssa estar sentada sobre ele. E ainda tem a fonte escolhida para escrever o título que não combinou com o projeto gráfico por inteiro. Para completar é mais um dos lançamentos da Sony com o famoso encarte digpac (que julgo ser econômica, para quem sabe caprichar no diamante subsequente). O único acerto da capa foi a nova logomarca, que embora eu não seja adepto de logomarcas ficou muito bonita. Eu manteria a foto do Ravel que deu uma diferenciada comparando capas anteriores. E com certeza trocaria o plano de fundo.

Mas o CD não é só capa neh? aliás o conteúdo vale bem mais. E conteúdo esse CD tem!







Detalhando


01. Mais Um Milagre - começando com grande destaque à bela voz de Rayssa, essa faixa veio para nos lembrar que Deus não mudou, porque embora temos visto muito pouco milagres nos nossos dias, Deus tem milagres à caminho, mas isso depende de nossa Fé. A faixa conta a história do oficial que procurou Jesus para que curasse o filho de seu patrão, mas Jesus de onde estava, ministrou o milagre. Com isso a faixa enfatiza que tem milagre a caminho, que Jesus tem a resposta pra tudo, que o estado de miséria tem chegado ao fim, porque não estamos sós nessa batalha, Jesus está conosco e o melhor, Ele não Mudou!

02. Avivamento - a muito tempo não vejo uma música de sobre avivamento tão bem escrita, produzida e interpretada como essa. A faixa já começa com um trovão e segue cantando o agir de Deus limpando todo tipo de mal e doença para que Sua Presença desça trazendo o AVIVAMENTO, tão necessitado nos dias de hoje por todos nós. Enfatiza o poder do brado de Deus, que derruba toda muralha, gigante, esmaga a serpente e sopra sobre o que crê o seu Espírito fazendo-nos transbordar, porque ninguém resiste ao avivamento que Deus tem guardado para os últimos dias como diz a Bíblia. Para que a Igreja Marche no poder de Deus, caracterizando uma nova Geração, geração avivada por Deus e para Deus.

03. Deus Proverá - mais uma das inúmeras faixas que cantam a história de Abraão e Isaque, mas incrivelmente não se tornou clichê, tão bem escrita e produzida que parece ser a primeira música a cantar essa história. A estrofe inteira canta a história,
é interessante o nivel de interpretação literária, quando o compositor, afirma que o questinamento de Isaque provavelmente soou de modo a embargar a voz de Abraão a ponto dele quase não responder. Mas, o refrão faz a conexão entre a provisão de Deus a Abraão com a provisão que Deus tem para aquele que precisar e, o mais importante, CRER. Porque Deus está pronto a prover a benção para nossa casa de modo que não nos falte nada, Ele tem a vitória na medida certa para cada um de nós. Deus Proverá!

04. Nazireu - em mais de 10 anos acompanhado vários e vários lançamentos, essa é a primeira faixa que vejo contando a história de Sansão na íntegra e não apenas mensionando-o na canção. Praticamente a voz e violão, a faixa canta o voto de Sansão e suas vitórias em nome de Deus, mas ele se afasta de Deus, e perde Sua unção. Mas arrependido ele pede de volta o poder, uma vez mais apenas, para ter seu voto renovado e fazê-lo vencedor uma vez mais, porque ele não admitia ver os filisteus zombando de Deus. Tem uma sonoridade não tão exuberante, mas, apaixonante ao mesmo tempo.

05. Não É O Fim -
cantando encorajemento espiritual para aquele que chega a pensar que Jesus nos abandona, devido ao acúmulo de problemas que surgem e não vemos o mínimo sinal de resolução. Mas devemos nos lembrar que Deus nos visita nem que seja no leito, mas diz Não é o Fim ainda. E compara esse Não é o fim com grandes história da Bíblia, porque quem não pensaria que seria o Fim de Sadraque, Mesaque e Abdenego depois de lançados na fornalha? ou Daniel depois de dormir com leões? ou quando Lázaro passou 4 dias morto? Então... não é o fim, mesmo depois de perder o fôlego de vida, mesmo que estejamos na fornalha, na cova dos leões, se Deus assim quiser ele traz a vitória que sempre, sempre vem no momento certo.

06. Lágrimas de Um Campeão - outra faixa de encorajamento, que nossa prova nos faz chorar, mas Deus já mandou o anjo para recolher nossas lágrimas antes mesmo delas caírem ao chão, porque lágrimas não são sinais de derrota, mas são preciosas pra Deus, elas abrem as portas do céu desencadeiam o principio do sobrenatural sobre nossas vidas, porque Ele sempre responde a lágrimas de um campeão de coração contrito. Porque Deus é fiel em cumprir suas Promessas.

07. Vou Acreditar - essa faixa é meio que uma exortação àqueles que não acreditam no sobrenatural de Deus. Quem acham dificil nos dias de hoje acreditar que o mar se abriu para um povo passar, que um homem viveu depois de 3 dias no ventre do peixe. Mas nós que acreditamos o fazemos porque a Bíblia é a verdade, a palavra do Senhor Jeová. Mas, o interessante é o "puxão de orelha" que a música faz, e de fato acontece, que esses que hoje não acreditam basta que a enfermidade chegue e a morte bata à porta que no mesmo momento passam a acreditar. A ponte da faixa já traz todos esses sobrenaturais para os dias atuais, porque sabemos que aqui na terra teremos tribulações, mas se Davi derrubou o gigante, vamos também lutar porque a vitória é nossa, Se Israel passou a seco no meio do mar, as águas que estiverem em nosso caminho também se abrirão, Se a muralha caiu para dar vitória Ao povo de Deus, as muralhas que tentarem não cercar também cairão! Assim... Vamos Acreditar que o milagre em nossas vidas também acontecerá, Basta crermos no único que detém o poder sobre todas as coisas.

08. Os Sonhos de Deus - E a faixa título do CD é a mais emocionante, começa com um leve dedilhado de violão, depois voz e piano, uma letra indescritível. A composição de Junior Maciel, compara os sonhos de Deus com alguns fenômenos da natureza, comparando-O com o esplendor do nascer do Sol, como o vento que sopra, Como arco-íris que desfaz os temporais, e que tudo isso soa como que se Deus falasse a nós: "Vá em paz e realiza os sonhos". E nada melhor que estar nos sonhos de Deus, porque eles nunca morrem, nunca envelhecem, mas permanecem vivos às vezes nem sabemos onde eles se encontram, as vezes podemos esquecer mas Deus não esquece e se a nossa fé é real os sonhos acontecem.

09. Virou, Virou - aqui começa o sertanejo mais arraigado, cantando o agir de Deus em nossa vida, usando da metáfora do naufrágio. Nossa vida é como um barco em alto mar, e as vezes vemos os céu limpo, ensolarado e não percebemos quando a tempestade vem,nos pegando de surpresa, perdemos as forças e viramos, naufragamos, mas temos um Todo Poderoso que vela por nós e Sua mão nos resgata do fundo do mar, nos fazendo sobreviventes para a derrota do inferno e para a Glória de Seu nome.


10. Zé Valente - mais estilo caipira, canta a história do Zé Valente, um homem que era temido e respeitado e que odiava crentes. Mas quando Deus tem um plano na vida do homem, Ele põe na prova, tira a família, o dinheiro e até mesmo a razão, para que se reconheça o Único Deus. Com isso o Zé valente correu pra igreja e agora é crente.

11. Falando de Amor (intro) - um interlúdio introduzindo o lado romântico de Rayssa e Ravel, por eles mesmos. Que diga-se de passagem traz umas músicas romanticas bonitas mas nem tão contagiante assim.

12. Já Era - começa meio dor de cotovelo depois do término de um relacionamento, cantando o sofrimento do durante e do início do pós relacionamento onde um amava muito outro cuja recíproca não era verdadeira, mas traz também com o reconhecimento da necessidade de esquecer um amor que não deu certo, que o jeito é seguir em frente e não querer continuar numa vida de lágrimas e sofrimento.

13. Tadim Dimim - outra faixa caipira que já começa cantada desde o marco zero segundo. Essa canta a saudade da felicidade que não pára na vida de jeito "ninhum", que vive em busca de um grande amor mais não encontra, cadê, cadê o meu amor? daí o termo "tadim dimim". (rs) Hilária.

14. Gostinho de Quero Mais - é a melhor dentre as românticas, canta a felicidade de um relacionamento, do beijo de gostinho de quero mais. Massa quando compara o conjuge/namorado(a) com um anjo, de tão bom que é o beijo que mais parece estar no céu. Tem uma batida a la "Como Você Nunca Viu", com uns arranjos de violino e um leve toque tradicional.





Bom saber que Rayssa & Ravel matém a qualidade de sempre. Gostaria de selecionar com 5 estrelas, mas as românticas estão bem produzidas, mas deixaram a desejar (em tese), posso dar 4,5? (rs). Mas falando sério,o CD está um espetáculo, ungido, bem produzido por Yahoo e PH Castanheira. E mais que bem interpretado pela Dupla, que ja deve estar com CD de ouro por este CD. Parabéns à Dupla! Mas classifico aqui como 4 estrelas. Só por esse pequeno detalhe.

confira aqui a trajetória fonográfica na Discografia da Dupla.


Tease





Aí segue um tease para quem ainda não tem ter uma noçãozinha do que falei e do que ainda está perdendo. Selecionei també a faixa "Sonhos de Deus" completa! (difícil escolher rs)




4
 
Apreço Musical | © Copyright 2010-2013 | Todos os direitos reservados | Por BM. Implantado Por MRibeiro | A Deus Toda Honra e Glória.