Elaine de Jesus - Celestial (2010)

Músicas

01. Pode se Você / 02. Deus visitou tua casa / 03. Celestial / 04. Sheknah / 05. Digno / 06. Vida no Altar / 07. Não nos prostraremos / 08. Luz / 09. Deus da Providencia / 10. Som de adoração / 11. É Tremendo / 12. O Casamento / 13. Ligado no céu / 14. O Dia








Com 17 anos de carreira, 09 lançamentos inéditos, 01 coletânea e 01 relançamento, a voz inconfundível de Elaine de Jesus está de volta com seu mais novo CD “Celestial”, pela SonyMusic. O CD chegou ter um título provisório de “Luz”, pelo menos foi o que li dias antes do lançamento da capa oficial. A cantora já havia lançado poucos meses antes o “Show 15 Anos”, que não teve tempo nem cair no gosto do povo e já começou-se a produção do Celestial, um dos lançamentos mais aguardados do ano de 2010, produzido por Ronny Barboza e composto por 14 faixas, cujas composições são de Fernando Filho, Rogério Junior, Elizeu Gomes, Agailton Silva, Lenno Maia, Moysés Cleyton, Marcelo Dias e Fabiana, Denner de Souza e Adriano Barreto.

Celestial, não traz nenhuma grande novidade, ele apresenta músicas muito simples, que tratam sobre diversos assuntos como: vitória, arrebatamento e adoração, além de algumas releituras de histórias bíblicas. Acredito que o repertório não foi muito bem selecionado uma vez que ele não apresenta letras muito bem elaboradas em relação ao assunto abordado, o que acarreta em muita repetição, sem contar com o exagero de back-vocal e de declamações intramusical. O CD traz apenas dois grandes destaques, mas a boa produção favorece um álbum facilmente audível. Da mesma forma, a produção artística da capa não trouxe muita sofisticação, apesar de fotos belíssimas no encarte, optou-se por uma capa simples, além disso, é ainda mais um para a coleção de encartes digpac da Sony. Bem que poderia ser mais barato por isso neh?!







Detalhando


01. Pode Ser Você - música de trabalho do CD, com um início demasiadamente bonito, retratando o momento de Deus nos erguer, na nossa vida de constantes lutas, mas ela perde um pouco o encanto com termo “roda gigante”, usado para fazer uma comparação com os altos e baixos de nossas vidas. É meio paradoxo escrever uma letra que fala de vitória, usando como metáfora uma roda gigante, porque da mesma forma que a música aborda o esquecimento de que a roda gigante gira, uma hora está em baixo e outra está em cima, o compositor parece ter esquecido que a roda gigante gira, uma hora está em cima outra hora está em baixo. Ou seja, não é um termo adequado para abordar a mensagem da música, uma vez que ele tem duplo sentido. Apesar de ser óbvio que na vida passamos por lutas e vitórias e mais lutas. Mas, a música em partes é muito bonita, inclusive em sua ponte, mas excluiria o termo já abordado e as muitas repetições de “Pode ser Você”.

02. Deus Visitou Sua Casa - de produção simples, quase que toda em prosa, essa faixa retrata a providência de Deus para nossas vidas, porque só Ele e apenas Ele conhece o nosso coração e as angústias nele existentes, e enquanto O adoramos, Ele trabalha ao nosso favor, fazendo a transformação nas nossas vidas, no nosso lar, nos abençoando constantemente. Nos levando a refletir como está relacionada nossa adoração a Deus, porque devemos O adorar independente da situação e não só na Bênção, porque Ele sempre entra com providência, basta aguardarmos confiantes em Seu nome. Essa é ainda outra faixa que abusa de repetições do título, mas não chega a cansar.

03. Celestial - um pouco mais elaborada, com inicio a voz e piano e depois com inserção de violão, ganhando mais peso no decorrer da faixa. A faixa fala sobre a vida de Jesus, de Sua morte e dos benefícios que Seu sangue derramado nos proporcionou, sobressaltando o fato de não o reconhecerem como o Rei dos reis, (...Veio para os seus e os seus não o receberam..) e sua posterior volta quando todos o reconhecerão e todos joelhos se dobrarão. Bem que o título deveria ser “Dia Celestial”, já que o enfoque maior é o arrebatamento. É a primeira faixa com declamação de uma série de declamações ao longo do CD, a declamação volta a dizer em outras palavras a mensagem que a faixa por si só já passa. Bem legal a volta da declamação para o hino cantado.

04. Shekinah - também sem muita elaboração de arranjos, e com refrão de melodia contínua, a faixa começa como que uma oração pedindo o derramar da Glória de Deus sobre nós, para que transbordemos em sua Presença e conheçamos o Seu coração. Depois canta sobre a glória de Deus, e tudo que ela proporcionou e ainda pode proporcionar ao Seu povo fiel. Porque a Glória de Deus quebra o julgo, purifica, muda a história, transforma aqueles que O amam e O adoram, santificado-os..

05. Digno - Uma das faixas que mais gosto no CD, mas ela se inicia com um coral masculino de “Digno, Digno, Digno...” que desvirtuou a beleza do hino que só aparece na sequência. Num ritmo muito bom de ouvir, apesar de ter um refrão melodicamente continuo também, com inicio quase acústico a música fala sobre a visão de João quando estava na ilha de Patmos, com um refrão que dignifica o nome de Jesus, que é digno do nosso louvor e adoração..


06. Vida No Altar - outra música bem gostosa de ouvir, nos incentiva a manter sempre a vida no altar, mostrando os benefícios de estar com a vida perante os pés de Jesus, porque só quem tem a vida no altar, sente o poder de Deus, recebe sua unção, anda em santidade, não cai em tentação, e adora a Deus independente da situação, agradando sempre a Deus. Entre outras, essa música usa muito o backvocal, e o fato de estar sempre colocando o termo “Vida no Altar” entre as frases já mencionadas acima faz a música manter o mesmo padrão musical do início ao fim do refrão.

07. Não Nos Prostaremos - a melhor faixa do CD em termos de releitura bíblica, trazendo uma excelente reflexão sobre os três jovens e a fornalha, e que assim como eles, não nos prostraremos diante de outro que não seja o Deus verdadeiro, mesmo que tentem nos intimidar, temos um Deus que honra a nossa fé, e O adoraremos mesmo que na fornalha, mesmo que aqueçam 7 vezes mais, ninguém pode roubar a nossa fé e se Deus quiser Ele pode nos livrar. Pra mim é a música mais impactante do CD, mesmo com intermináveis repetições da parte final do hino “Adorai ao Rei”, que chega ficar cansativo. A faixa também vem declamação, a 2ª, com uma boa volta à parte cantada.

08. Luz - Outra boa música, de letra leve e muito agradável, começa com som animado das baquetas da bateria. De modo bem animado, fala da luz de Deus, relacionando o “haja luz” de Deus na formação do mudo com o “haja luz” em nossa história, de modo que Ele mesmo é a própria luz que brilha em nossas vidas, não nos deixando andar em trevas. É outra faixa que tem uma ponte perfeita.

09. Deus da Providência - começando com belos arranjos de piano e voz,com uma nota que destaca a beleza da voz da Elaine nos primeiros segundos de música. A faixa começa declarando que nos foi dada autoridade para pedir em Nome de Jesus sermos atenditos, e mesmo que a chuva caia, e forme uma grande tempestade, Deus é a nossa providência e em seu nome alcamaremos a tempestade e dissiparemos qualquer nuvem negra que paire sobre nós. Então não temos que temer inferno, ou ondas, ou exercitos furiosos, nós guerrearemos, porque sempre estaremos seguro na mãos de Jesus, se nele mantivermos a nossa fé.


10. Som da Adoração - começando com arranjos vocais de coral, "a la Lauriete" e por sinal Lauriete participa da faixa. A música fala de Adoração, meio associado à visão de Isaías, dentre outras adorações como a de Maria que lava os pés de Jesus com Nardo precioso e ainda de Paulo e Silas. Que possamos o Adorar em Espírito e em verdade para que os céus se abram sobre nós derramando unção. Que nosso Louvor possa destruir toda barreira ou cadeia que tentar nos aprisionar.

11. É Tremendo - a faixa aborda as coisas tremendas que Deus faz através de nossa fé. Sentimos o Sua presença em forma de glória, fogo e poder, que nos encher até transbordar. E com nossa fé em ação podemos comemorar a vitória antes mesmo de recebê-la, porque como diz a Bíblia a fé é a certeza do que se espera e a prova do que não se vê (Hb 11:1).

12. O Casamento - um belo solo de piano da início a faixa, que segue cantada ao som de órgão e aos poucos vão sendo inseridos os outros instrumentos. A faixa fala do arrebatamento, sobressaltando as bodas do Cordeiro, onde a igreja, noiva do Senhor Jesus será chamada para receber seu galardão. E ali teremos novos nomes, novos corpos, novas vestes ali teremos, diremos adeus à este mundo tenebroso e às aflições aqui vividas, e reconheceremos que valeu a pena ter sido fiel cada dia que aqui passamos. (Glória Deus!)E cantaremos Santo, Santo, Santo ao Cordeiro que venceu. A faixa também tem declamação da cantora, com base de glória, feita pelo back, a 3ª do CD, com parte falada.

13. Ligado No Céu - caracterizando o único forró do cd, lançando mão de vários fatos bíblicos de grandes homens de Deus como Abraão, Daniel, Samuel, Elias, entre outros, a música retrata o que podemos fazer quando andamos com Deus e permanecemos ligado nEle.

14. O Dia - ao som de trombetas, a faixa começa cantando a história do povo de Israel e o momento da travessia do Rio Jordão em que os Sacerdotes iriam na frente transportando a glória de Deus que se encontrava na Arca da Aliança, e também faz parte das que posseum declamações (a 4ª). Do mesmo jeito de antes, se nos santinficarmos, Deus determina o Dia em que abriremos o nosso Jordão e venceremos, que seremos exaltador e deteremos a liderança em nossas mãos.



Celestial está um CD agradável, mas por não ter nenhuma grande novidade, apresentando letras muito simples, pelo excesso de Back Vocal e declamações, dentre elas, algumas soando meio artificiais, eu classifico com 4 estrelas. Acredito que deve haver um meio termo, composições mais sofisticadas, mas não a nível científico, sim algo melhor elaborado que associe inteligentemente a Bíblia com nossos dias. Nesse CD isso ocorre com algumas poucas faixas, dentre elas: Não nos Prostaremos (apesar dos pesares já comentados) e Luz; O Casamento também pode ser destaca, porque temos visto poucas músicas de arrebatamento, mas aos poucos elas vieram à tona em 2010 novamente.



Tease



Abaixo pode ser conferido o tease do CD e o clipe "Pode Ser Você". Na verdade o clipe mais parece um vídeo audiovisual. Foi todo produzido em um galpão com alguns pilares de luz. As melhores cenas são as de close. O clipe poderia ter um enredo, (vide Coral Resgate) que tornasse mais interessante do que meramente ouvi-la cantar enquanto tenta interpretar em uma espécie de monólogo já que o clipe foi rodado em um único ato. Sem contar que o figurino e a maquiagem a deixaram muito estranha.









6
 
Apreço Musical | © Copyright 2010-2013 | Todos os direitos reservados | Por BM. Implantado Por MRibeiro | A Deus Toda Honra e Glória.